Versão em áudio

A inadimplência pode ser definida como o não pagamento de uma dívida. Esse problema é causado devido ao desemprego e as crises econômicas, pois a renda familiar é diretamente afetada.

Normalmente os inadimplentes estão enfrentando problemas financeiros e priorizam o dinheiro para as necessidades básicas, como compras de mercado e pagamento de contas. Com isso, a mensalidade escolar é deixada de lado.

Problemas gerados pela inadimplência

A inadimplência chega a afetar quase 90% das instituições de ensino, e é o principal fator para o fechamento de escolas. A falta de pagamento não só afeta o setor financeiro, como também o planejamento escolar.

Com a falta ou atraso do pagamento das mensalidades, o orçamento da instituição é diretamente afetado. Assim, a escola não consegue investir em mudanças ou algum objetivo específico.

Dessa forma, é possível que com o tempo essa instituição fique atrasada em comparação às concorrentes, que estão investindo em inovação. Ou seja, acabar com esse problema é essencial para sua escola continuar crescendo

E como acabar com a inadimplência?

Para acabar com a inadimplência, é preciso entender que ela não é causada de propósito pelos responsáveis. Então, é preciso prevenir o atraso dos pagamentos, e caso eles ocorram, pensar em métodos de cobrança.

Confira nossas dicas para reduzir a inadimplência nas escolas:

Ofereça um desconto para o pagamento antecipado

Essa dica pode ser aplicada no primeiro semestre, oferecendo um desconto significativo para o pagamento anual, e garantindo a permanência do aluno. Outra alternativa é reduzir o valor da mensalidade para os pagamentos antes do vencimento.

Mostre o valor da sua instituição

Estabeleça uma comunicação com os responsáveis através das redes sociais. Utilize esses canais para mostrar o trabalho feito pela escola. Dessa forma os pais conseguem entender a importância de realizar o pagamento em dia, pois estão acompanhando seu investimento nos filhos.

Negocie a dívida

Como foi dito acima, muitas vezes a inadimplência não ocorre por má fé dos responsáveis, e sim por dificuldades financeiras. Nesse caso, a negociação da dívida pode resolver a situação

Facilite as formas de pagamento

Através de algumas ferramentas, é possível disponibilizar os boletos de mensalidade online. Você pode usar um Portal do Aluno para facilitar o acesso dos responsáveis. Ainda é possível centralizar informações sobre os alunos.

Envie avisos aos inadimplentes

Embora o envio de lembretes não sejam novidades, eles são uma solução simples. Muitos casos de inadimplência ocorrem por esquecimento dos pais, e os lembretes são a melhor forma para resolver esse problema. Claro que enviar um aviso aos pais devedores leva tempo, mas é possível usar ferramentas para criar avisos por e-mail ou sms.

Write A Comment